quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A "COPINHA" JÁ COMEÇOU!!

A 40ª Copa São Paulo de Futebol Júnior já começou. O torneio reúne 88 equipes de todo o Brasil e conta com a participação de tradicionais clubes de futebol do país como Atlético-MG, Flamengo-RJ, Grêmio-RS e todos os demais clubes da elite do futebol Brasileiro.
Além dos grandes clubes do Brasil que lutam pelo título, participam também alguns clubes desconhecidos do grande cenário esportivo nacional como o Fluminense-BA, Paraibano-PB e o Rio Bananal-ES. Na fase inicial, os 88 clubes inscritos, são divididos em 22 grupos com quatro equipes em cada um deles. Os times de um mesmo grupo se enfrentam e, os primeiros colocados de cada um deles garantem vaga para a próxima fase. Além dos líderes de cada um dos 22 grupos, ainda se classificam dez equipes através de índice técnico, ou seja, aqueles que não se classificaram como primeiro colocado de cada grupo têm a chance de conseguir uma vaga para as oitavas de final. O maior torneio de futebol júnior do país é a esperança de muitos garotos, com idade entre 15 e 18 anos, que sonham com a possibilidade de se tornar um astro do futebol.
Em meio aos 88 clubes, apenas dois, dos quatro mineiros participantes, parecem saber que a competição está em andamento. Entre Atlético, América, Cruzeiro e Democrata (Sete Lagoas), apenas Cruzeiro (campeão em 2007) e América( campeão em 1996) venceram na Competição. O Coelho venceu o Avaí-SC na estréia de virada, por 2 a 1 com gols de Danilo aos 33’ e Rodrigo aos 41’. Já o time da toca da raposa tem duas vitórias e praticamente já se garantiu na próxima fase. Na primeira rodada, a raposinha goleou o Rio Bananal por 5 a 1 e na segunda, goleou o desconhecido Baré-RR por 4 a 0. O time azul mostra muito entrosamento e um futebol de muita categoria. Logo na primeira fase o cruzeiro mostra que é um dos favoritos ao título. Os outros dois mineiros, Atlético e Democrata ainda não venceram. O Democrata (Sete Lagoas) perdeu na estréia por 1 a 0 para o São Carlos e, na segunda rodada, perdeu para o Corinthians por 3 a 0. Sem vencer nas duas primeiras rodadas o Jacaré está praticamente eliminado da competição. Para se classificar para a próxima fase o time de Sete Lagoas precisa vencer o Paraibano-PB por um placar elástico além de torcer por uma série de resultados para se classificar entre aqueles que tem os melhores índices técnicos.
Já o Atlético, apesar do bom volume de jogo, não conseguiu vencer o Juventus-SP. Logo no início do jogo o Atlético teve duas ótimas chances de abrir o placar. As finalizações do bom atacante Kleber foram salvas, “em cima da linha” pela defesa do time paulista. O time mineiro comandava o jogo mas aos 40 minutos do primeiro tempo em uma falha na saída de bola, o jovem zagueiro atleticano entregou a bola nos pés do ataque do “moleque travesso” que ficou frente-a-frente com o goleiro atleticano Paulo Vítor que não conseguiu evitar o pior: Gol!! Gol do Juventus. Mesmo mantendo um maior volume de jogo o Atlético não conseguiu criar mais oportunidades e terminou derrotado. Poderíamos dizer que resultado foi injusto, não fosse a boa atuação da defesa do Juventus. O time paulista demonstrou muita determinação e uma boa aplicação tática. Além da boa atuação da defesa do Juventus devemos destacar ainda, a atuação de dois jogadores do Atlético, o atacante Kléber e o meia Wendel. São duas boas promessas. Têm muita habilidade e sabem jogar futebol. Precisam apenas aprender a dosar os lances de habilidade e serem mais objetivos, às vezes uma finta desnecessária, apesar de enriquecer o lance, pode prejudicar a equipe. Os dois jovens têm muito talento mas precisam amadurecer em campo para, quem sabe um dia, deixarem de ser promessas e se tornarem realidade. Mas isso, só o tempo dirá.(VR)

Nenhum comentário: